quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Amo dar mama!

Sempre disse que queria amamentar. 

Não fazê-lo nem sequer me passou pela cabeça e apesar de todas as dificuldades iniciais com os mamilos gretados (e pior que isso que nem é bom recordar para não assustar ninguém), subida de leite, mastite, febre e tudo e mais um par de botas, hoje, quase 3 meses volvidos, sinto que o enorme esforço que fiz deu os seus frutos. 

Pensei em desistir, claro que sim! Com tantos obstáculos que encontrava e as dores que tinha qualquer mãe pensa em desistir mas interiorizei que se a gravidez tem partes penosas, o parto idem, a amamentação também tinha e por isso teria de as ultrapassar. E consegui!

Já não me doi dar mama - sabe tão bem! - e adoro aqueles minutinhos preciosos contigo. Irmos passear sem a tralha de biberões, latas de leite, termos com água fervida atrás, estar sempre pronto e à temperatura ideal! É chegar, sacar da mama e em 10/15minutos estamos despachadas! 

Mas nem é pelo lado prático é pelo elo que sinto, por saber que cresces com o meu leite. Naqueles minutos dou-te colo, festas, alimento. E tu ofereces-me sorrisos - um enorme sorriso quando a mama esvaziou para eu perceber que é hora de trocar para a outra - e suspiros de satisfação quando acabas.

As tuas bochechas ficam vermelhas. Começas a fechar os olhos e adormeces a sorrir!




O dia em que deixares de mamar no meu peito será, sem dúvida, triste.

Mas como em tudo, temos de ultrapassar esse obstáculo também!



16 comentários:

Orquídea Branca disse...

ainda bem que não desistis-te :) sempre o melhor para a bebe primeiro :P força linda!!!!

Se eu pudesse escrevia um livro disse...

Não há nada melhor que possamos fazer pelos nossos bebecas :)

Mais uma mãe atenta a seguir-te :)
Felicidades *

ML disse...

És uma valente e uma sortuda também, por ela mamar tão bem!!! :))

EU já não tenho leitinho :(

Pobre(o)Tanas disse...

Obrigada, Orquídea! Foi dificil mas já está! :D Beijoca!

Pobre(o)Tanas disse...

É verdade! Claro que a mamã se deve sentir bem tb mas pronto quem acha que deve e pode continuar, faça-o porque sabe e faz-lhes bem! Beijinho e obrigada! :)

Pobre(o)Tanas disse...

Obrigada, ML! Mas não usaste bomba? Não te ajudou a produzir mais? Beijinho!

Moa disse...

Eu estou na fase em que só me apetece desistir :( Ela demora imenso tempo na mama e acabo por ser eu a tirá-la senão nunca a deixa...parece que não faço outra coisa e os mamilos estão bem doridos, um deles tem a ponta em sangue e dói horrores. O que eu não percebo pois ela pega bem na mama. Ando a dormir tão pouco que só me apetece tirar leite, mete-lo num biberão para o pai dar e eu poder descansar...aii, socorro. Só queria dormir 5h seguidas (já nem peço 6, nem 7...)

Pobre(o)Tanas disse...

Moa, com o tempo da tua bebecas é normal que demorem mais tempo mas como diz o nosso pediatra, um bebé em 10min mama 90% do que precisa, o resto é chucha! Daqui a uma ou duas semanas vais ver que melhora significativamente o tempo de mamadas. A Eva demorava 2h a mamar ou mais, adormecia, mamava, adormecia, chuchava e no meio disto andava eu com os bicos em carne viva mesmo com bicos de silicone. Tb tirei leite à bomba e dava-lho para descansar os mamilos mas sempre quis dar directamente do peito e insisti! Mas tu podes tirar leite e dar-lho no biberão para descansar mais um pouco! Se a tua bebé já mamou no biberão e volta à mama sem problema ou se achas que voltará à mama sem problema porque não? Boa sorte e vais ver que mais umas semanas e tudo melhora! Os primeiros dois meses são uma prova de fogo!

Katy disse...

Acredito que não haja nada melhor no mundo! Como se diz: perfeito, perfeito, é mamar ao peito :)

Angela disse...

Dei de mamar até o meu filho ter 1ano e meio,houve um dia que ele não quiz mais...senti uma sensação tão estranha...mas pronto eles crescem!Mas não há nada melhor que o leite materno! Beijinhos e continua a alimentar a tua menina com o teu leitinho! Beijinhos

Gaiatas disse...

Pobre(o)Tanas disse...

É mesmo isso, Katy :D E realmente é muitoooo bom!

Pobre(o)Tanas disse...

Ângela, adorava dar maminha muito tempo - mas só se ela não me morder LOOOOL - porque acho mesmo lindo! Beijinho!

Pobre(o)Tanas disse...

:)

Moa disse...

Nunca lhe dei do biberão, tenho medo que depois não pegue na mama como deve ser. Agora mudei de táctica, deixo-a estar 15m na mama, depois tiro-a...mudo-lhe a fralda para ela despertar e dou-lhe a outra mama tb 15m e depois tiro-a. Ela não se tem queixado, por isso, acho que fica satisfeita...deve ser como dizes, ela gostava era de fazer da mama chucha, enfim todos os dias aprendemos alguma coisa!

Pobre(o)Tanas disse...

Olha a tua táctica tb é boa e tb fizemos o mesmo uma vez ou outra! Elas assim acordam e quando voltam à mama já não estão ali a pastelar! É como dizes, aos poucos vamos encontrando soluções! É como te digo, ela acabará por te dar mais horas de descanso! Coragem! Beijinho!