segunda-feira, 25 de março de 2013

Coisas lindas do teu avô!


Tenho imenso orgulho no meu pai - teu avô. 

É uma pessoa honesta, trabalhadora, bem formada, amiga! Do teu avô herdei a parte mimalha pois sempre fomos muito de mostrar os sentimentos pelos carinhos. Pena que ao longo da vida me tenha tornado mais fria mas não deixo de abraçar e dar beijos quando sei que são precisos ou mesmo quando são inesperados (e a ti, filha, pois contigo voltei a ser uma beijoqueira). Mas para mim, beijo e abraço tem de ser dado com vontade e com verdade. Se assim não for acho que nos devemos abster de tais actos.

O teu avô é Torneiro Mecânico e faz coisas lindas!

O avô pega numa peça e numa máquina chamada "torno" transforma-a naquilo que é necessário.

Nas horas vagas e com restos que não são precisos ele faz algumas obras de arte :) Penso que a coisa mais engraçada que ele fez foi recriar em latão a aliança de compromisso em ouro que usa com a actual mulher e usá-la sem ela dar conta que era a falsa para ver se descobria. Tudo isto seria "fácil" se a aliança verdadeira não tivesse desenhos microscópicos e não fosse tão brilhante de tão nova. Mas ele fê-los na falsa e poliu-a tão bem que se não fosse a mostrar as duas lado a lado ninguém notaria :) Claro que sem polimento, com o passar dos anos, a falsa ficou escura e feia... 

Ele faz também imensos pisa papeis e todo um conjunto de coisinhas que nos deixam de boca aberta pela imaginação e utilidade!

Desta feita e porque já tinha feito um lindissimo para a tua tia P., o avô presenteou-nos com um perfeito chapeleiro! Há anos que andávamos à procura de um que nos enchesse as medidas mas nunca achámos e claro pedimos ao avô e ele fez.

Desengane-se quem pensa que é chegar, fazer e já está... Não... Este chapeleiro tem uma particularidade: é feito com uma garrafa de oxigénio que já não pode ser reaproveitada para o seu fim. E é preciso esperar que alguma chumbe no teste, prepará-la e trabalhá-la.

O resultado final é este:


Ainda precisa de ser limpa porque notam-se as dedadas :)


E para a curiosidade não matar o gato, aqui fica uma foto de um dos famosos pisa-papéis do teu avô:



De salientar que não está brilhante por falta de polimento. Ao fim de uns tempos fica baço. Mas não deixa de ser lindo!

E pronto tens um avô brilhante!







4 comentários:

Moa disse...

Um artista!

Pobre(o)Tanas disse...

Obrigada, Moa :)

Katy disse...

Realmente ele tem umas mãos de ouro! Parabéns ao avô :)

Pobre(o)Tanas disse...

Obrigada, Katy! É um jeitoso xD