segunda-feira, 4 de março de 2013

Quando uma mãe não tem confiança em si...


É complicado gerir certos comentários.

E é por isso tão importante, principalmente para mães de primeira viagem, saber filtrar as coisas que ouvem e que as poderão eventualmente baralhar.

Refiro-me à visita de uma prima, ontem, cá a casa. 

A Eva teve um pico de crescimento estes dias e na noite de sábado para domingo (uma das que eu estava sem sono) ela mamou duas vezes em 5h e passou o dia de ontem a mamar de 2 em 2h ou menos... Normalíssimo e muito comum de acontecer. Basta ter a mama à disposição e a coisa passa sem grande stress pois que o nosso corpo acaba por produzir leite consoante as necessidades do bebé e eles lá ficam satisfeitos nas suas vidinhas - por vezes é apenas e somente necessidade de mimo e nada melhor que a maminha!

Ora a prima achou piada ao facto da Eva estar a mamar quando chegou e eu caí na asneira de dizer que era "a segunda vez que estava a mamar numa hora e meia, a gorda"!

Pronto rematou logo com um "Aiiiiiiiii que o teu leite está fraco!!!". 

Isto para uma mãe que não sabe o que se está a passar e possivelmente já teria um certo receio disso mesmo, aliado à falta de experiência e dito por alguém que já foi mãe duas vezes é porque se calhar é verdade!

ERRADO!!!

Primeiro não há leites fracos e segundo há que filtrar comentários e apelar ao instinto.

É muito fácil cair na asneira de acreditar pois querermos o melhor para os nossos filhos e o melhor é principalmente não passarem fome. Daí que ouvir certos bitaites, acreditar neles e ir a correr comprar leite artificial é um passinho. E claro, sem necessidade nenhuma! O leite é o mesmo, satisfaz a criança e esta somente está numa fase em que precisa mais.

E falo só neste exemplo que há muitas mais teorias que levam uma mãe inexperiente aos extremos. Algumas podem até pensar que são péssimas mães o que é totalmente mentira! Assim como apareceu este pico, desapareceu e hoje ela voltou às suas mamadas regulares de 3 em 3h e dormiu uma noite inteirinha!

A mim não me enganam!

2 comentários:

Katy disse...

Pois, todos têm a mania de dizer essas coisas! A minha irmã coitada tem ouvido muito disso, porque o meu sobrinho já teve um pico de crescimento. Não aguentava 2h sem mamar, e ela ligou-me toda aflita. Expliquei-lhe que é apenas uma fase, que dura no máximo uns dias, e que depois volta ao normal, como voltou. Mas durante esses dias, se não fosse eu ter-lhe explicado que era normal, ela teria ido a correr á farmácia comprar leite artificial.

Há ainda tanto mito que temos de tirar da cabeça das pessoas.. só é pena que muitas mulheres não estejam informadas e vão no que a boca do povo diz.

Pobre(o)Tanas disse...

Ora nem mais! Ou é fraco, ou parece aguado, ou isso tudo e mais alguma coisa! Se berra tem fome, se não tem fome tem sede, se não é sede é fralda e se tudo está bem é porque patati patata e não percebem que a criança só quer mimo ou colo ou que o deixem em paz!