quinta-feira, 18 de abril de 2013

Obrigar um bebé!


Faz-me espécie certas pessoas com os seus comentários quanto aos filhos dos outros. Juro que se não tivesse sido tão castigada para ser politicamente correcta nesta vida, que não iam sem uma resposta daquelas que fazem ranger os dentes a quem as ouve. Contudo fui educada a que por vezes o melhor é nem ligar e continuar a vidinha.

A Eva, tal como já aqui disse, é tratada cá em casa por filhota/filhoca ou 'cagoita (nomes carinhosamente atribuídos por mim e pelo pai respectivamente), na rua lá nos escapam também e são recebidos por um sorriso rasgado dela que pela entoação sabe que estamos felizes perto dela (como sempre estamos).

Quem ouve acha piada - pelo menos à alcunha do pai. Porém, os de fora, tratam-na pelo nome próprio e ela já não é a primeira vez que quando o ouve, vira a cabecinha para saber de onde vem mas claro que se ouve a voz do pai: "Cagoita!!!" ou da mãe: "Fiiiiilhoooocaaaa" os olhos e cabeça procuram-nos com avidez.

Hoje uma ave rara, muito indignada e que não perde uma oportunidade para dizer pela 100000000ª vez como educou os dois filhos solta um: 

"Aiiii vocês têm de a habituar ao nome se não ela nunca o vai aprender! Não a pode chamar assim!!!".

NÃO POSSO?????

NUNCA VAI APRENDER?????

A primeira coisa que pensei em dizer foi "Olha vai lá à m*erdinha e faz bom proveito, sim???" mas calei-me e fiz melhor que isto: abracei a minha filha, dei-lhe beijos no pescoço e repeti: 

"Filhoca, filhoca, filhoca, filhoca da mãeeeeeeeee!!!!!!! E cagoita, cagoita, cagoita do pai!!!" e a minha picolha ria e ria e ria de prazer!

E agora pergunto: 

Para que é que a miuda precisa de saber (já) o nome? 

Não tem tempo? 

Ao longo dos meses e de tanto ouvir o nome dela dito por outros familiares, amigos, conhecidos não vai perceber que é assim que se chama?

Para que forçar uma situação?

E se eu quiser chamar "Princesa dos Batidos de Semi-frio Recheados de Chocolate" à miuda?

Não posso?

E se ela souber que se chama Eva, é mais inteligente por isso?

E se ela souber que é este o nome dela e quiser que lhe chamem Salomé dos Vendavais, vai prejudicar alguém?

Mais:

É preciso que ela saiba sentar-se sozinha aos 5 meses? 

Que não pode estar em contacto com bichos e plantas porque pode ter alergias?

Como vou saber se tem se nunca lhes tocou?

Porque não pode agarrar objectos de diferentes texturas com a nossa supervisão para se maravilhar com o que a rodeia? Descobrir...

É mesmo necessário ouvir que se lhe passarem uma goma na boca vai ter vários Oompa Loompas na barriga? 

Será que se não bater palminhas enquanto canta, num lirico perfeito, o "Atirei o Pau ao Gato" antes do ano e meio não vai para uma boa faculdade?

Se a descalçar para apanhar sol nos pés, estes vão ter fungos?

Porque não posso dar colo à minha filha sem que digam que ela depois não quer outra coisa?

Quem é que não gosta de colo??? Até eu com quase 26 anos no lombo adoro colo!

Não lhe posso beijar as mãos porque as vai levar à boca! (Verdade! Já me disseram isto!)

Mas qual o mal de lhe tocar e ela levar as mãos à boca? Ela não saiu de mim???

Ela não me saiu cá de dentro????

Melhor... Porque não posso dar mimo à minha filha sem que digam que vai ficar mimada?

Ou selinhos na boca dela e fazê-la rir e esfregar a cara no meu pescoço?

Porque tenho de a obrigar a usar a mão direita se ela quer e PODE usar a esquerda?

Porque é que se ela se rir muito pode nunca falar? (AHAHAHAHAHAHAH!!! Nota-se, 'né?)

Porque é que as pessoas são tão quadradas?

Porque é que as pessoas não sabem descontrair?

Porque é que as pessoas não sabem manifestar carinho?

Porque é que as pessoas são estúpidas e se metem na nossa vida?




Felizmente que da mesma maneira que me ensinaram a ser politicamente correcta, eu ao mesmo tempo sempre consegui fazer as coisas à minha maneira...



(Imagem da Web)







10 comentários:

Orquídea Branca disse...

caga para os outros! :) o que interessa é tratares a tua filhoca como ela gosta :P se ela já se habituou aos nomes porquê agora mudar? deixa essa gentinha reles! Chama-a pelo NOME QUE TU QUERES CHAMAR :P hihi

Katy disse...

Oh meu deus, que coisas mais parvas de se dizerem!! Nem ligues, é mesmo o melhor que fazes!! Essa de beijar as mãos é que até me fez quase chorar de rir, que estupidez!!!

Aproveita muito a tua filhoca, chama-lhe o que quiseres e faz o que achas bem, a mãe és tu e os outros só servem para isso, dar bitaites.
Que gentinha, sinceramente...

Angela disse...

Realmente as pessoas são muito parvas...que mania que têm de se meter onde não são chamadas...
Eu sempre tratei o meu filho com diminutivos e ele sempre soube o nome...não ligues a essa gente...
Beijinho

ML disse...

lolol o que me ri agora ao ler-te!! Fzz-me lembrar as parvoíces que também ouço por este lado!! :)

IzZie disse...

Não ligues a nada disso!!!faz ouvidos mocos...ahahaha....cham-lhe tudo e mais alguma coisa...o meu pai sempre me chamou"filhota" ou "martoza" e eu aprendi na mesma...ou se calhar não...LOOLLL....***

Nany disse...

A sério? Será que essa senhora alguma vez disse um nome mimocas a qualquer filho, ou será que alguma vez o ouviu?
Aos meus chamo-os como calha e me apetece, têm vários nomes mimocas e sabem perfeitamente como se chamam.
Bjs e não ligues.

PS: Por os pés ao sol cria fungos....a sério a gargalhada que eu dei com isto :)

casita sarita disse...

Olá! Muito me ri contigo :D!!! Eu também tenho um nome "carinhoso" para a minha filha...chamo-a de bolota ou bolotinha porque é pequenina e redondinha. Ela só tem 5 meses tem muito tempo para aprender o seu nome. Todos gostam de dar a sua opinião e de tecer teorias, e como eu adoro que me digam o que devo fazer vou (continuar) a chamar-lhe de bolotinha, a minha bolotinha... Beijinhos

Pobre(o)Tanas disse...

Acho que sim meninas, que deveremos chamar aos nossos filhos o que quisermos (bom dentro da normalidade, claro LOOOL).

Beijocas a todas e uma boa semana :D

Gaiatas disse...

Caganita não ? lol Aiai! Aqui há tanto cocó, que lhe chamam caganita! :b

Gosteiii dos vossos nomes, são vossos, são mimosos e além do mais, ninguém se tem de meter!
Beijoca*

Moa disse...

O melhor é não ligar ao que os outros dizem...dos nossos filhos cuidamos nós!!