quarta-feira, 11 de setembro de 2013

As pessoas e as suas pancadas...


Hoje foi dia de consulta no MF... Estava naqueles dias de médico implicativo.

Até com as fraldas implicou. A Eva está a usar Dodot Activity T3 e ele lá achou que não podia porque essas são para os bebés que já andam (ah?!). Lá muito educadamente lhe expliquei que são T3 (4-10kg) estão perfeitamente adequadas ao rabo da minha filha e que se estavam em promoção não ia comprar outras só porque sim... "Então assim está bem..." - disse ele.

Opah...

Eu acho piada, e agora que sou mãe reparo mais, aos comentários que as pessoas fazem sem pedirmos e pior que os pais fazem uns aos outros e esses sim de mau gosto! Sei que já falei nisto aqui mas todos os dias ouvimos alguma "pérola" e não é fácil passar ao lado... E tal como os comentários ao peso da mãe, ouvem-se comentários ao peso dos filhos. Nas consultas então é ver outras mães a olhar de soslaio para a barriga das paridas e a fazer observações do género "O meu já canta em sol maior e tem 2 semanas de vida e o teu?", "Ah o meu nasceu ontem e já faz traduções português-árabe e árabe-latim mas ainda não lhe caiu o cordão umbilical..." e as outras todas roídas de inveja *grandeporcaqueoputonãoéfilhodoteumaridodiplomata* : UAU!!!

Notam-se que são mesmo para "picar", melindrar, para fazer um pai sentir-se inferior ou pior: MAU PAI só porque o filho não faz rigorosamente NADA que não seja para a sua idade! Ou porque não pesa o mesmo que o do vizinho na mesma idade. Só porque o filho do primo do tio do cunhado da vizinha da senhora da padaria tem a dentição completa com 10 meses e a nossa nem um. Porque a Mariazinha, filha da moça do café, enteada do Mário da oficina com 3 meses pesa 13kg (e só a mama!!!!!!) e já tem quase 1,50m de altura (vai ser modelo, "benzádeus"!!!). 

Há umas semanas quando disse que a Eva tinha 8kg e pouco vieram logo "Aiiii mas quanto tempo tem a tua filha??? 9 meses??? O meu Sebastião com 5 tem 11kg!!!", outra manhosa logo: "Oh mas tens a certeza que ela só tem isso??? Com 9 meses???"... Oh senhores, deu-se-me uma febre por mim acima e por mim abaixo que disse logo "Olha, a minha filha é a mais linda do mundo e não ando a chapar com isso na cara dos pais dos meninos feios!" e pronto... Remédio santo!

Então mas a miúda não pode ter 8kg porque???? Por alma de quem??? Deixem a miuda ter o peso que tiver! Deixem a miuda ser feliz! Está no percentil 50 (ali no meio) e no meio está a virtude! A criança é virtuosa, pronto! E qual o problema de não ter dentes? Se não nascerem faço um empréstimo a 30 anos e compro-lhe 32 pivots já a contar para quando for mulher feita. Se não crescer anda de saltos altos a partir dos 15 anos. Assim como os outros bebés podem ter 10kg ao nascer de parto normal que a mim não me diz respeito! Deixem as pessoas serem felizes! Se a vizinha é mais magra e alta que eu e come que nem uma bruta, vou fazer o que? Matá-la para que a espécie não prospere? Se estiver muito mal com isso procuro e peço aconselhamento mas lá está: PROCURO e PEÇO aconselhamento. Não quero que mo dêem sem eu procurar e pedir...

"Ai ainda não se senta...", "Ai já se senta?!", "Ai não se levanta!!!", "Ai!!! Já se levanta???", "Ainda não come peixe???", "Mas como ainda não come peixe???", "Dêem-lhe toda a fruta menos esta e esta e esta", "Ai tem de a obrigar a mamar!!!", "Mas ainda mama???", "Mas e já tem dentes? Não???????????? Oh-oh e agora??? Já perguntaram se é normal???", "Ai!!! Já gatinha?", "Não gatinha?", "DORME NA VOSSA CAMA???? ISSO É PROIBIDO!!! Têm de a obrigar a dormir SOZINHA!", "Não dorme no carro porque???", "Tirem-lhe a chucha!!! Meninas grandes não usam chucha! Aiiiii"... 

Por Deus!!! Tem 9 meses!!! É um bebé!!!!!!!!!!!!!!!

Então de maneira que em 9 meses de ser mãe mesmo na prática (tirando o estágio de outros tantos) ainda me surpreendo com a capacidade de certas pessoas de serem tão parvas. Não devia, mas fico. Mas apesar de me sentir, por vezes, triste com as idiotices que ouço, verdade seja dita que não abala em nada aquilo que acredito ser o melhor para ela, que não me melindra e tão pouco me faz sentir insegura. Digo isto de verdade!

Se até os médicos têm teorias parvas (pelo menos quando ouço algumas o meu sinal de parvoice dispara) não é de admirar que os não credenciados as tenham. 

Por isso mães, futuras mães e não mães mas que têm conhecimentos de causa pensem um pouco antes de abrir a boca umas para as outras. Às vezes nem é por mal mas podem estar mais susceptíveis e cair como uma malagueta em estômago vazio. Porque cada caso é um caso e nem toda a gente pede opinião. O melhor é ficarem caladas e acariciarem os caracóis dos vossos filhos! (Aiiii é tão carequinha, é normal???")

Mas melhor conselho que este é mandarem os vossos maridos às consultas. Os homens é que sabem. Quando são os únicos elementos do sexo masculino nem abrem boca e se lhes perguntam alguma coisa só dizem "Pois" ou "Poi" que é para poupar palavras e se por acaso forem mais põem os putos todos juntos sentados ao molho (quer se sentem ou não), falam de futebol, olham para as pernas das enfermeiras ou jogam no telemóvel e quando um disser que o filho pesa mais os outros apontam o dedo e a rir dizem logo "Oh Gordo, o teu puto 'tá-te é a roubar o sustento das mamas da tua mulher!!!"


(Imagem da Web)


BTW:

Ser diferente é normal

(Imagem da Web)









10 comentários:

Xana disse...

Deus como eu me identifico com este teu post. Estive para fazer um idêntico.
Fogo pare que nunca fazemos as coisas certas para os nossos filhos. Ai e tal isso é mau porque o meu pediatra disse,não faças isso porque isso fez mal à minha filha, o pediatra da outra disse que isso é muito bom. EM que ficamos??? Eu sou a mãe. Posso ouvir opiniões mas quem decide o que é melhor sou eu. Cada bebe é um bebé e todos tem tempos diferentes de evolução e aqui ninguem tem pressa. Assim como o que faz bem a uns pode fazer mal a outros.
Mas enfim...acho que temos de levar com elas e temos. lolol

A Minha Cozinha Na América disse...

Olha eu quando trabalhava no colegio dizia aos pais ansiosos que cada cirança tem o seu proprio ritmo, que cada um tem o relógio numa hora diferente, que em tudo são eles que decidem os seus tempos.
Desde que sejam saúdaveis o resto não interessa. Mas vai haver sempre comparações, as pessoas gostam de saber se são melhores ou piores em coisas que nem sequer fazem sentido poque o do vizinho ja anda ou porque come sozinho. O melhor e mesmo não ligar.
Beijinhos

ML disse...

Ai como te percebo!!! :))


O baby D tem 10 meses e nada de fazer nada de gestos que as pessoas teimam em que ele devia fazer: dizer xau, bater palminhas,.... e o que eu ouvi à conta disto!!

Agora de um dia para o outro começa a dizer adeus a torto e a direito... :) são bebés caramba!!!

Vera disse...

És o máximo :) clap clap pro teu post e mai nada

Moa disse...

As pessoas são terríveis é o que é! Fico doente com esse tipo de comentários. Temos a sorte de ter filhas lindas e cheias de saúde e ainda vêm tentar pôr defeito. Não há paciência!!

Se eu pudesse escrevia um livro disse...

O meu Santiago vai fazer 6 meses na 2a feira e cheira-me que já pesa mais de 8kg. Estão sempre a dizer que tá gordo, bla bla bla.
Eu sinceramente, pq de vez enquanto sai-me coisas que não convém, apenas digo que graças a Deus ainda ganho para o sustentar.
Mas essa gente é mesquinha e invejosa. Não ligues.
A Eva é uma modelo e o resto é conversa :D

Beijinhos

Nany disse...

LOL Como te entendo.
Prepara-te que ainda agora começou, a sério é mesmo do melhor. Faz um livro com as recordações que assim sempre te ris das tiradas parvas dos outros.
Olha, em relação à vizinha pergunta-lhe qual o segredo da magreza e depois mata-a para ela não espalhar, mas conta aqui à malta ok?
Bjs

Nany disse...

Ah, esqueci-me de uma gira. Quando vierem os manos ou manas para a Eva prepara-te para a comparação, especialmente se forem duas meninas, não interessa os anos de diferença.
A mim comparam-me o rapaz e a rapariga, com este então vai ser giro!
Bjs

Katy disse...

Ninguém tem noção! Acreditas que a minha irmã em todo o lado que vai, se disser que ainda amamenta o filho de 7 meses quase a matam? Segundo eles, o bebé já não precisa! E quando digo todo o lado, digo centro de saúde e farmácias.. até fico parva!

Pobre(o)Tanas disse...

Eu acho que como as pessoas não têm com quem falar resolvem chatear os outros com as suas teorias para se sentirem importantes!

Beijocas a todas