sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Coisas precisas e pouco precisas neste ultimo ano :)


No outro dia ao arrumar certa tralha dei por mim a pensar e até comentei isso com o meu homem, que havia muita coisa que não nos fez assim tanta falta e outras que afinal eram bem mais precisas.

Ao fim de quase 1 ano de curso intensivo de "Mamãzice" acho correcto deixar aqui o meu testemunho do que foi necessário e do que não foi :) 

(Atenção que cada caso é um caso e há bebés com mais necessidades de certas coisas que outros, esta é apenas a minha opinião do que no nosso caso foi e não foi preciso)


Coisas que foram pouco ou nada utilizadas:

Banheira (comprada) - No nosso caso foi algo que ao fim de duas semanas estava arrumado a um canto. O monta/enche/despeja/lava/desmonta/arruma demorava imenso tempo e daí que numa de audazes resolvemos encher a nossa própria banheira, por o pai lá dentro e enquanto ele segurava a menina, eu dava-lhe o banho. No fim ela ficava a boiar suspensa nos braços do pai, relaxava e nunca se ouviu um choro nesta casa na hora do banho :) Claro que há quem tenha receios. Nós nunca tivemos. Desde que esteja bem segura e a hora do banho seja algo a três, é perfeito! Mais ainda que o pai aproveitava depois para tomar banho logo ali enquanto eu, no quarto, a secava e vestia. Dois em um! E ele ficava logo despachado! Além do mais qualquer alguidar dá (na casa da minha avó é o que se usa) para os primeiros tempos ou, no nosso caso, em qualquer sitio com banheira também desde que o pai esteja presente ou alguém que queira tomar banho AHAHAHAHAHAH



Marsupio (emprestado) - Raramente usámos! Deu jeito uma vez ou outra numa ida ao supermercado/caminhada mas ao fim de uns minutos já estava por alma de quem mais não pode. Quando a tirava pensava que ia desmaiar. Depois não sei porque sempre achei que os fechos podiam abrir a qualquer momento e então estava sempre com os braços por baixo do rabito dela a segurar não fosse acontecer uma desgraça. Foi logo posto de parte e também só dá até aos 9kg no caso do nosso...


(A sério que esta senhora foi mãe???)


Esterilizador (comprado) - Usámo-lo duas vezes!!! Duas míseras vezes!!! Ou lavamos bem com água quente ou fazêmo-lo na panela que é bem mais rápido.



Tapete de actividades (emprestado) - Ali ficou um par de horas a ver os bonecos pendurados ou serviu para por no chão apenas para fazer de "cama". Depois disso arrumou-se... 



Móbile (comprado) - Achava que era daquelas coisas essenciais na hora de dormir. Afinal o meu receio que aquilo caísse na cabeça dela era superior ao meu desejo que ela ouvisse música. Foi arrumado e qualquer dia deve ser desmantelado para ela brincar com os bonecos ou com a caixa de música. Há uns lindíssimos, o nosso era simples, mas dinheiro deitado à rua...



Seringa com chucha para ingestão de medicamentos (comprada) - Foi barata e no ínicio pensámos ser uma boa aquisição caso ela não quisesse tomar os xaropes mas revelou-se um fiasco. Aquilo não deita nada e por mais que ela sugue a chucha o xarope se for mais espesso não sai.




Coisas muito utilizadas:

Cama de viagem/parque (dada) - A senhora que a tinha ia deitá-la fora (tinha pouco uso e COR-DE-ROSA!!! Um achado!). Tem tido um uso tremendo, tanto que começa a descoser-se em certas partes, e está montada no nosso quarto onde a Eva dorme todas as noites. A dela de grades está no quarto que lhe pertence à espera que a dona (ou os pais desta se sintam seguros) se mude para lá. É prática, fácil de montar/desmontar, de limpar, etc... Acho algo imprescindível para quando vamos dormir fora de casa.



Cadeira de balouço/espreguiçadeira (emprestada) - Tem dias... Já deu muito jeito enquanto ela não tinha interesse noutras coisas que não fosse a televisão e dormia ali grandes sestas. Agora nem pó! Continua montada em caso de necessidades extremas dos pais (ida à wc/ir à porta/etc) mas fora isso e mais de 5 minutos sentada vai tentar sair dali nem que seja à força e fique toda torcida a chorar...



Anel para o banho (emprestado) - A melhor invenção depois da roda! Para os que já se sentam bem acho que é algo preciso na hora do banho. Aquilo pega-se ao fundo da banheira com ventosas e o bebé não saí dali. Brinca, chapinha, relaxa enquanto lhe dão o banho. Bebe uns pirulitos valentes e sorri imenso enquanto a água lhe escorre pelo nariz! Ah belas horas de brincadeira... Para sair é que é pior...



Mamilos de silicone (comprados) - Se eu soubesse... Se eu tivesse noção sequer das dores que tive os primeiros dias de certeza que os teria levado para o hospital. Foram os meus melhores amigos durante quase 9 meses de amamentação! Curvo-me a eles! 



Bomba eléctrica (comprada) - Cara, CARÍSSIMA!!! Mas outra verdadeira amiga! Não há mamocas cheias de leite e doridas. Não há desconforto! Só leitinho a sair para os copinhos :)



Discos/protecotes/recolectores de silicone (comprados) - Uma boa invenção para os primeiros tempos em que o leite é imenso. Colocamos um bocadinho de algodão dentro do recipiente caso encha muito e podemos estar assim sem risco de criar mastites (o leite não estanca) ou que os mamilos se colem aos protectores normais de papel/algodão (o que me acontecia frequentemente e com mamilos quase desfeitos como tive e a cair aos pedacinhos acreditem que é pior tirar o protector que ter contracções...).



Ninhos/sacos para dormir (comprados) - Um aconchego perfeito para os nossos bebés! E sem risco de fugirem :) 



Termómetro chucha (comprado) - Outra bela invenção! Tirar a febre é facil desta forma. O único contra é que a nossa demora uma eternidade!



Espelho para carro (comprado) - Eu que adoro ir ao lado do maridão e aproveitando que ela dorme vou à frente mas sempre de olho...




Aparelho de aerossóis (emprestado) - Com ou sem bonecos, MUITO PRECISO! Agora com ela doentita temos feito duas vezes por dia! É algo que vamos comprar para termos sempre cá em casa isso é certo!

(Algumas imagens nossas e outras retiradas da net)


Por agora é só, os poucos se me lembrar de mais vou postando. Mais uma vez ressalvo que esta é a nossa opinião e que cada caso é um caso!

No entanto, um dia que queiramos mais filhos, há coisas que já não vamos usar. As que temos ficam mas as que foram emprestadas e não usámos muito certamente nem serão mais precisas.

Se se puder poupar dinheiro para outras coisas que eles realmente precisem é de o fazer :)







4 comentários:

Cereja disse...

Obrigada pela partilha amiga linda. Quando fizermos o teu sobrinho, acho que vou ler o teu blog todinho outra vez de uma ponta à outra. Para além de ser muito eternecedor ler tudo o que escreves sobre o sentimentos pais / filhota - filhota / pais estas dicas são fantásticas!

Se eu pudesse escrevia um livro disse...

Ui, se eu fosse enumerar as coisas que comprei e que o Santiago nao lhe deu uso... :P ehehehhe

Gi - Desbocada Mental disse...

Eu ainda amamento e aos poucos tirei os bicos de silicone á minha filha! Começei a usar ainda no hospital pq ela nao pegava no meu peito tinha o bico muito pequeno, mas notava que ela demorava muito tempo a mamar e perdia muito leite. Após 2 meses a usar bicos começei a tira-los, 2 mamadas com bico 1 sem! Agora nao os uso, foi notoria o aumento de peso desde que os deixou e mama em 10minutos nem tanto. Mas guardo-os religiosamente pro proximo bebe pq sei que me pouparam muitas dores no inicio da amamentação.
Todas nos compramos um monte de tralha que por vezes nem usamos!!! :)

beijinho

Pobre(o)Tanas disse...

Cereja e qd esse dia chegar ficarei euforica de felicidade por vós! E sp k precisares sabes onde ando :) Beijoca

Se eu pudesse - é tão verdade. A tralha k acumulam em poucos meses de vida é colossal! Mas eu fiz com que usasse td nem k fosse por uma vez Loooool

GI - eu usei sp até porque mal ela encostava a boca à mama o mamilo recolhia - o safado tinha medo Ahahahahaha - daí que foi até ao último dia. Mas ela engordou sp mt bem e até de mais XD agora está uma top model :) felicidades p o rebento e todos vós!

Beijinhos a todas